Lítero

Logo da agência de tradução

Checklist: confira 5 boas práticas de revisão do texto traduzido!

Já precisou revisar uma tradução, seja sua ou de um funcionário, e não soube como realizar? Para garantir efetividade e qualidade, é interessante conhecer os passos. Por isso, fizemos um checklist. Neste artigo, abordamos as boas práticas de revisão do texto traduzido. Quer saber quais são e garantir um bom resultado? Continue a leitura!

Quais são as boas práticas de revisão do texto traduzido?

1- Confira gramática e ortografia

O primeiro item do checklist de boas práticas de revisão do texto traduzido
é de conferir gramática e ortografia. Isto é, garantir que:

  • as palavras estão escritas corretamente;
  • há coesão entre as palavras;
  • o texto está coerente semanticamente, ou seja, faz sentido.

Considere checar duas vezes! Assim, você garante que os erros mais comuns, como os de pontuação, não permaneçam no texto.

2- Conte com um corretor ortográfico

Mesmo que você verifique todo o texto duas vezes, é possível que algum erro passe. É preciso tomar precauções para evitar que o material permaneça com erros após a revisão. Por isso, baixe um corretor ortográfico. Ele te indicará erros que identificar. Dessa forma, você deve reler o trecho e verificar se o item realmente é um erro. Ele pode ser apenas uma expressão que a ferramenta desconhece. Portanto, não deixe de checar.

3- Utilize um dicionário

É interessante também utilizar-se de um dicionário. Esse é um instrumento usado por revisores profissionais. Se você possuir dúvida sobre como se escreve uma palavra ou qual o significado de outra, verifique. Assim, garante-se qualidade.

4- Verifique repetições

Se você é o revisor de tradução, fique ciente de que não deve apenas verificar erros da língua. É interessante garantir uma boa qualidade de texto no geral. Sendo assim, verifique se há repetições desnecessárias de palavras no texto. Se houver duas vezes a mesma palavra em um único parágrafo, por exemplo, substitua-o. Ajude o texto do redator a ficar menos cansativo.

5- Confira se há gírias no texto traduzido

Como revisor, você também deve verificar o uso de gírias. Se elas foram empregadas no texto, reflita se o contexto geral interno e externo ao texto permitem. Se for formal, por exemplo, é interessante evitar. Caso seja um material acadêmico ou profissional também é importante retirar. Pondere!

Cuidados extras

Além dos pontos citados acima, é interessante que o revisor considere os seguintes itens na hora de corrigir o texto:

  • esteja descansado;
  • tenha atenção e foco no que está se propondo a fazer;
  • não confie cegamente no corretor automático, ele pode não considerar o contexto e induzir ao erro;
  • mantenha o estilo do autor;
  • dê feedback ao tradutor com os itens que você julgou melhor retirar ou modificar.

Precisa de um profissional? Conte com a Lítero!

Este artigo lhe ajudou a obter boas práticas de revisão do texto traduzido? Para garantir um texto perfeito, é interessante contar com um profissional. A Lítero pode te ajudar com isso! Somos uma agência de tradução e contamos com especialistas em revisão. Se você busca o melhor resultado, este é o lugar certo! Oferecemos um serviço ágil e de qualidade. Quer ajuda para revisar o texto? Entre em contato conosco!

Quer ler mais conteúdos como este? Verifique nosso blog!

Rolar para cima
Abrir bate-papo
1
Fale Conosco por Whatsapp
Escanear o código
Olá. Tudo bem?
Posso ajudar com alguma informação?