CONHEÇA NOSSO BLOG
13Abr
dicas para Estrangeiros No Brasil

Dicas para estrangeiros no Brasil: o que fazer no nosso país?

Compartilhe!

O Brasil tem um clima agradável, belas paisagens e uma qualidade de vida que não existe em alguns países. Dessa forma, nosso país é um dos principais quando falamos de imigração. Mas, o processo de mudança exige alguns cuidados e documentação em dia. Por isso, a Lítero separou 4 dicas para estrangeiros no Brasil no artigo de hoje. Falamos desde o visto de trabalho até a documentação formal. Leia agora e entenda!

Dicas para estrangeiros no Brasil: o que é necessário saber? 

Faça um visto de trabalho

Esse tipo de visto é necessário caso  a pessoa tenha interesse em trabalhar no nosso país. Qualquer empresa que tenha interesse em contratar um estrangeiro com atividade remunerada e vínculo empregatício vai exigir o documento. Ele necessário de acordo com a Legislação Imigratória no Brasil. 

Por lei, é permitido o vínculo sob a seguinte condição: visto de trabalho com contrato de trabalho de até dois anos. Para isso, é necessário contratar uma empresa para cuidar do processo com análise da documentação necessária, confecção dos modelos de cartas, preenchimento de formulários e elaboração de contrato de trabalho para estrangeiros no Brasil. Além disso, é essencial fazer o controle dos prazos junto aos órgãos de imigração brasileira. 

Traduza seu passaporte

Uma das principais dicas para estrangeiros no Brasil é realizar a tradução do passaporte.  Fazer a tradução é importante porque o passaporte é um documento legal que comprova a sua identidade e cidadania. 

Nesses casos é recomendado contratar uma empresa que preste o serviço de tradução juramentada como tradução pública para o documento ter validade em todo território nacional.

Atenção para uma informação importante! Oficialmente, o prazo para o estrangeiro ficar em território brasileiro é de no máximo 90 dias. Mas, isso pode mudar de acordo com a nacionalidade. Alguns casos podem ser prorrogáveis por mais 90 dias, totalizando 180 dias. O pedido de prorrogação deve ser feito na Polícia Federal antes do vencimento da validade do visto. Além disso, se o estrangeiro quiser ficar mais do que esse tempo, ele deve dar entrada na CRNM/RNE (Carteira de Registro Nacional Migratório). Fique atento à quantidade de dias do seu caso específico. Muitas vezes, apenas o passaporte não é o suficiente. 

Faça a tradução de documentos pessoais

Uma das dicas para estrangeiros no Brasil é organizar a tradução juramentada de documentos pessoais. Esse tipo de tradução é oficial e registrada em cartório. Essa é uma forma para que os documentos escritos em idiomas estrangeiros tenham validade no Brasil. É muito importante ainda, que a tradução seja feita por uma empresa capacitada. Dessa forma os documentos serão lidos com clareza e segurança. 

Lembrando que todos os carimbos, selos, autenticações, consularizações e apostilas também devem estar refletidos na tradução. 

Os principais documentos pessoais são: 

  • carteira de identidade;
  • certidão de nascimento ou de casamento;
  • CPF;
  • título de eleitor e comprovante de votação da última eleição;
  • certidão de quitação eleitoral;
  • PIS/Pasep;

Tenha em mãos os documentos da pandemia

Atualmente, por causa da pandemia da COVID-19, é preciso também ter em mãos, antes do embarque alguns documentos e testes como: 

1) Comprovante de teste negativo ou não detectável para Covid-19 realizado em até 24 horas anteriores ao momento do embarque. Também serve o teste laboratorial RT-PCR. Mas esse precisa ser realizado em até 72 horas anteriores ao momento do embarque. 

2) Declaração de Saúde do Viajante – DSV. O documento pode ser impresso ou eletrônico em, no máximo, 24 horas de antecedência ao embarque para o Brasil. 

3) Comprovante de vacinação que também pode ser impresso ou em meio eletrônico. 

Todos esses documentos emitidos no exterior deverão ser apresentados nos idiomas português, espanhol ou inglês. 

Conte com a Lítero!

Agora que você já viu algumas dicas para estrangeiros no Brasil, conte com a nossa ajuda. A Lítero é uma empresa que oferece diversas soluções em tradução juramentada, técnica ou livre. 

Temos mais de 15 anos de mercado e prezamos sempre pela qualidade do material e rapidez na entrega. Conte com a nossa equipe. Oferecemos condições de pagamento facilitadas. Entre em contato agora mesmo e faça um orçamento!

Posts RecentesCategoriasTags