Lítero

LogoLitero2

O que fazer antes de imigrar? Dicas para morar fora do Brasil!

Seja pela crise ou por uma proposta de trabalhar fora, cada vez mais pessoas estão enfrentando o desafio de sair do seu país de origem para viver em outro. Mas, o processo de mudança não é simples. Ele exige a regularização de documentos e outras burocracias. Pensando nisso, a Lítero preparou este artigo. Nele, trouxemos algumas dicas para quem vai morar fora do Brasil. Leia, entenda e coloque a mão na massa!

O que fazer antes de imigrar? 5 dicas para morar fora do Brasil

1 – Legalize a sua situação

Sair do país e mudar de ares é o sonho de muitos brasileiros. A qualidade de vida oferecida em outros lugares é um convite. Mas, para não ter problemas futuros na imigração, é preciso estar com a documentação em dia. 

Por isso, antes de comprar as passagens e pagar o frete da mudança, confira a lista da documentação exigida. Ela pode diferenciar se você for morar fora do Brasil, trabalhar ou só estudar. Estude o país de destino e veja o que é exigido por lei para imigrantes. Lembre-se que você pode precisar de uma empresa de tradução para lhe ajudar no processo.

2 – Se você for estudar

Se o motivo da sua mudança for estudo, é preciso dar entrada na documentação. Depois disso, você deve escolher a instituição e preencher os dados da “application”. Esse documento é como se fosse o “vestibular” e você precisa ser aceito. Também é preciso dar entrada no visto de estudo. Dependendo do país, esse processo pode durar meses. Portanto, não deixe para cima da hora. 

Algumas cidades também exigem um seguro saúde. Fique atento e consulte a lista completa em sites confiáveis e oficiais. 

3 – Se você for trabalhar

Uma das coisas mais importantes para quem vai morar fora do Brasil para trabalhar é considerar o dinheiro local. Pesquise a média salarial do seu setor e quanto isso se compara ao custo de vida local. Dessa forma, você conseguirá saber quanto dinheiro vai precisar para pagar as contas e quanto sobrará no final do mês. 

Além disso, se você não tem nada certo em vista, construa um network. Você pode usar as redes sociais ou sites específicos para isso. Pesquise o quão fácil é para achar emprego. Conecte-se com pessoas que já possuem essa vivência. 

4 – Família com crianças 

Se você vai se mudar com toda família para outro país, é essencial que você aprenda sobre o local escolhido, e principalmente, sobre sua cultura. Passar férias é diferente de morar em outro país. Por isso, verifique sobre impostos, escolas e costumes. Você quer realmente isso para seus filhos? Quer que eles sejam doutrinados com uma cultura específica e diferente da que você teve? Considere os gostos de toda a família e seja realista. 

Uma boa dica é visitar seu futuro país e se perguntar se você realmente quer mudar para lá. 

Aproveite para entender como é o dia a  dia das pessoas, clima e qualidade de vida. Certifique-se que você e sua família estão preparados para as possibilidades de um choque cultural e saudade dos parentes e amigos que ficarão aqui. 

5 – Planeje e verifique os documentos com antecedência

Como falamos anteriormente, alguns processos como vistos e documentos levam tempo para serem liberados. Portanto, fique de olho nos prazos e não deixe nada para cima da hora. Em suma, a dica aqui é para você fazer um checklist de tudo que precisa ser resolvido para morar fora do Brasil. Busque as informações em sites oficiais e vá até a embaixada do futuro país se tiver dúvida. 

Para finalizar, uma dica de ouro: procure os países que são mais receptivos aos brasileiros. Alguns lugares têm parcerias e já oferecem até programas de trabalho para brasileiros. Vale a consulta. 

A Lítero ajuda no seu processo de morar fora do Brasil!

A Lítero é uma empresa de traduções livres e juramentadas  com mais de 15 anos de experiência. Oferecemos ainda revisão de texto, tradução técnica e transcrição de áudio

Além disso, oferecemos condições de pagamento facilitadas e agilidade de entrega. Não dá para ficar esperando muito tempo por um documento que você precisa para ir morar fora do Brasil

Conte com a nossa equipe. Entre em contato e solicite um orçamento!

Rolar para cima
Fale Conosco por Whatsapp
Escanear o código